segunda-feira, 26 de março de 2012

Como anda seu marketing pessoal? Você entende o que é?

por Simoni Aquino

Fonte da imagem: Internet
Você já se perguntou por que algumas pessoas obtém mais conquistas do que outras? Seja no mercado de trabalho, seja na busca por recolocação ou na vida pessoal?

No mercado de trabalho ou durante nossa trajetória profissional, nos questionamos por que os profissionais autênticos que falam absolutamente tudo o que pensam, os que são diretos ou os que não se expõem, que são básicos demais, que tudo está sempre bom... seja de um tipo ou seja de outro tipo, alguns nunca crescem dentro da empresa.
Ao contrário, concluímos que somente os “puxa-sacos”, os “engomadinhos”, os “legais” sempre obtém mais oportunidades no mercado de trabalho.

Entretanto, você já se perguntou por que acredita que alguns profissionais são puxa-sacos?
Como eles se comportam?

Será que promover gentilezas, buscar não polemizar desnecessariamente, não gostar de falar mal de quem não está presente, quem cumpre seus horários, quem cumpre os prazos estabelecidos por seus gestores, aqueles que mantém boas relações com sua chefia são rotulados de maneira tão negativa como puxa-sacos?

Você já se perguntou por que acredita que alguns profissionais são engomadinhos?
Como eles se comportam?

Será que tomar cuidado com sua aparência, com sua postura, com a maneira como fala, a maneira como trata as pessoas, o cuidado que apresenta ao manter seu ambiente de trabalho, que entrega seus trabalhos de maneira impecável e bem elaborado, devem ser rotulados como “engomadinhos ou como bobos”?

O que é elegância? 
É o comportamento do ser humano, cuja maior característica é o respeito à si mesmo e aos outros, bem como cuidado com sua postura.

O que é etiqueta? 
É o conjunto de normas que determinam comportamentos que visam boa conduta e boas maneiras diante de situações ou locais.

O que elegância e etiqueta, tem a ver com marketing pessoal? 
Tudo...
E leia o restante do artigo para perceber que estão atrelados!

O que é marketing pessoal?
O marketing pessoal são um conjunto de posturas e comportamentos positivos e "verdadeiros" já existentes no profissional, que são apenas trabalhados e evidenciados aliados à sua competência profissional para que este mesmo profissional colha frutos, entre eles visibilidade e até mesmo promoções. 

Simples assim e não é demérito algum!
Vejam que cito "comportamentos verdadeiros", portanto jamais devemos cair no artificialismo, mas lembro-me de minha avó mineira que dizia: "Cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém".

Você já se perguntou por que os profissionais que ficam nos corredores falando dos colegas ou das chefias, os que alimentam a "rádio peão", os que reclamam de tudo, os que não cumprem horários e prazos, os que não mantém uma aparência adequada para o ambiente de trabalho, os que não tratam as hierarquias mais baixas com cordialidade e respeito, os que hostilizam os níveis hierárquicos mais elevados, os que não estudam, não se reciclam, não se qualificam, os que são os reis da verdade, os que se julgam melhores do que os outros, os que não apresentam resultados, os que não vão além...

Esses vão passar o resto de suas vidas reclamando dos demais, vão continuar se questionando por quê os demais conquistam posições e eles nunca conquistam nada.

Simplesmente por que não possuem elegância nas relações interpessoais dentro das organizações, pois não basta ser competentes e habilidosos em suas profissões ou cargos, o marketing pessoal também deve fazer parte destas qualidades. Ser cordial, simpático, manter boas relações com todos os níveis hierárquicos, cumprir horários e prazos, estabelecer vínculos saudáveis pode até parecer puxa-saquismo, mas não é!

Hoje não se sobrevive no mercado de trabalho, sem boas relações e especialmente posturas saudáveis, o que para alguns é chamado de "puxa-saco", muito embora não queiramos admitir, estamos nos referindo a quem investe em seu marketing pessoal e o leva a sério.

Cordialidade, educação, boas relações interpessoais, criatividade, iniciativa, pró atividade, resultados, críticas embasadas, evitar polêmicas desnecessárias, empatia são competências exaltadas naquele profissional que trabalha o seu marketing pessoal, portanto que galgarão rumos a conquistas em sua carreira profissional.

Lógico que não sou Alice (a do País das Maravilhas) em me enganar de que tudo no mercado é perfeito e correto, não... mas também não sou negativa ao pensar que somente quem não merece é que consegue sucesso. Existem profissionais e profissionais, posturas e posturas, gestores e gestores, egos e egos, bem como empresas e empresas e devemos estar cientes que no mercado de trabalho estamos sujeitos a tudo. 

Sem querer polemizar, muitos profissionais que estão em redes profissionais, especialmente os que estão em busca de recolocação, se  esquecem da grande visibilidade da internet e não se atentam à própria postura, se esquecendo da necessidade de cuidar da sua imagem enquanto profissionais postulantes à oportunidades no mercado de trabalho.

Para termos noção da importância desse tema, extremamente atual e recorrente, no Jornal Hoje de hoje na TV Globo foi realizada uma reportagem e uma entrevista com consultores de RH que repercutiram o tema Marketing Pessoal.
Caso tenham o interesse nesta reportagem, acessem o link:

Abraço e até a próxima!

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...