sexta-feira, 2 de março de 2012

Como está seu CHA?

por Simoni Aquino
Fonte da imagem: internet

Como qualquer outro profissional, já estive algumas vezes "disponível no mercado de trabalho", desempregada, mas prefiro utilizar o termo PHD que aprendi com meu amigo João Honório, que quer dizer “Por Hora Disponível”. Um termo menos pesado, já que nos condiciona psicologicamente a pensar positivo ao acreditar que esta  é uma condição transitória e momentânea, já que o psicológico neste momento é muito importante.

Atuando em RH de empresas, uma das minhas responsabilidades é o Recrutamento e Seleção, trabalhando as vagas disponíveis na empresa e selecionando as pessoas ideais para preencher essas vagas.
Uma tarefa árdua essa de recrutar e selecionar pessoas!

O RH recebe centenas de currículos todas as semanas, indicando a quantidade de profissionais disponíveis no mercado, há todo o tipo de profissional: 
- Experientes;
- Com pouca experiência;
- Profissionais temporários; 
- Profissionais portadores de necessidades especiais;
- Profissionais sem experiência alguma; 
- Profissionais acima dos 50 anos;
- Profissionais com nível superior; 
- Profissionais que nem chegaram ao ensino médio. 
Enfim, lidamos com  profissionais com todos os perfis possíveis e podemos concluir que, com tantos perfis distintos, nada mais natural que a concorrência seja enorme e que o diferencial torna-se essencial! 

O fato é que graças à agilidade e exigências do mercado, o PHD deve se destacar dos seus concorrentes e em artigos anteriores, já abordei a Empregabilidade, mas você sabe o que é CHA - um dos conceitos utilizados no processo de recrutamento e seleção? 

Para contratar um profissional existem dois tipos de análises que devem ser feitas:
- uma que visa o desenvolvimento do trabalho em si e
- outra que visa as características pessoais necessárias para desenvolver esse trabalho, ou seja, do profissional.

O CHA é analisado nos candidatos num processo de seleção para verificar se o profissional possui as características necessárias para o desenvolvimento do seu trabalho.
O CHA significa: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.
Sendo:
C – Conhecimentos que a pessoa precisa apresentar para desenvolver o trabalho e que são adquiridos no decorrer da vida, nas escolas, cursos universitários e técnicos e durante sua trajetória profissional.
H – Habilidades são a capacidade que a pessoa apresenta para realizar o trabalho, é todo o conhecimento que praticamos aperfeiçoado à habilidade.
A – Atitudes é o “fazer”, ou seja, comportamentos que a pessoa apresenta diante de situações e das tarefas que se desenvolve no seu cotidiano.

As empresas durante o processo de Seleção, devem especificar ao candidato qual a função a ser exercida, quais as tarefas e atividades envolvidas no trabalho. Mas em contrapartida, devem analisar o candidato e avaliar se ele apresenta as características necessárias para o desenvolvimento de seu trabalho, ou seja, avaliar o CHA.

Devemos compreender que o mercado de trabalho mudou muito com a internet e a globalização e está cada vez mais exigente e por conta disso as empresas buscam profissionais mais "competentes" e consequentemente, os processos de seleção estão cada vez mais acirrados, as empresas devem minimizar os erros nas seleções e contratar o profissional correto para a oportunidade em aberto, por que após a contratação o profissional será avaliado, para que se possa comparar o perfil apresentado na seleção ao que efetivamente esse colaborador estará agregando para a empresa.

Não passamos a ser mais exigentes nas escolhas que fazemos enquanto consumidores? Nos tornamos mais exigentes quanto às altas tecnologias das telecomunicações, da indústria automobilística e das comunicações, não é verdade?
Portanto, nada mais natural que as exigências também ocorram no mercado de trabalho! Enfim, o CHA faz parte da sua Empregabilidade!

QUE TAL SE AUTOAVALIAR, PARA ANALISAR COMO ANDA SEU CHA?

Abraço e sucesso!

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...