quinta-feira, 15 de março de 2012

Seja líder de si mesmo!

Fonte da imagem: Internet
por Simoni Aquino

Tenho recebido inúmeras mensagens elogiosas ao conteúdo do blog e procuro responder a todos, mas também tenho recebido algumas críticas. Quanto aos elogios, sinto-me honrada e agradecida, mas considero que seja muito mais fruto da generosidade dos leitores, em contrapartida confesso que aumenta a responsabilidade em trazer um conteúdo de qualidade para que os leitores continuem prestigiando meus artigos.

Mas no artigo de hoje, abordarei as críticas, que são sempre muito válidas desde que sejam fundamentadas e embasadas sem que haja julgamento pessoal, pois em nenhum momento situações particulares são julgadas negativamente, apenas procuro promover análises abrangentes e imparciais. Mas o que tenho percebido é que muitos profissionais disponíveis ou não, não estão abertos à quebrar paradigmas e estabelecer novos conceitos e ideias.

Há momentos em que é absolutamente necessário, que nós seres humanos realizemos rupturas, seja na maneira de pensar, seja na maneira de agir, caso contrário, corremos o risco de perder excelentes oportunidades. Especialmente quando falamos dos profissionais disponíveis no mercado de trabalho, a batalha na busca por recolocação é intensa e este mercado é imenso.

Sabemos quantas experiências, vitórias e derrotas não precisamos vencer para chegar onde queremos e enfrentar o mercado de trabalho exige muita dedicação, força de vontade, persistência e positivismo.

O desafio é grande!

Criticar a mim, o mercado de trabalho, os profissionais de RH, as organizações, as empresas e consultorias de recrutamento não leva ninguém a lugar algum. O necessário é enfrentar as situações de cabeça erguida, deixando de lado as adversidades e olhando as situações apresentadas como forma de aprendizado e amadurecimento. 
Críticas devem ser realizadas e são saudáveis, mas gastar um tempo que poderia ser produtivo para outras coisas atacando a mim pelas informações e análises que venho realizando sobre o mercado de trabalho, é leviano e prejudica sua energia vital e positiva, além de prejudicar a sua própria imagem enquanto profissional no mercado de trabalho, pois a crítica vazia e constante não resolve nenhuma situação. 
O que resolve é levantar da cadeira ou do sofá e ir à luta em busca de crescimento e desenvolvimento!

Já enfrentamos e continuaremos enfrentando desafios em várias situações em nossas vidas: na convivência  em família, na escola ou faculdade, no vestibular, no trabalho, para conquistar o primeiro emprego, na abertura de uma empresa, no amor a alguém especial, em situações de enfermidade, num casamento... Também no sofrimento de uma desilusão, nas decepções  e nos momentos em que acreditamos não haver mais esperança...

Aí a nossa força interna, amor próprio, determinação e a vontade de vencer se tornam mais importantes do que nunca. O que chamo de liderança de nós mesmos!

Devemos ser líderes de nossa própria vida e de nossa própria mente para que nos tornemos vencedores. O verdadeiro vencedor não é aquele que ganha uma vez só e se acomoda em suas próprias crenças e opiniões; e sim aquele que tem a capacidade de repensar opiniões, rever conceitos e analisar situações que mudam de maneira veloz e ágil, especialmente no mercado de trabalho atual.

Vencedor é aquele que busca informações e conhecimentos. Aquele que pensa, analisa, reflete e cresce com flexibilidade para quebrar os paradigmas, não repetir antigos erros e conquistar novas oportunidades.

Um verdadeiro campeão é aquele que trabalha com retidão, desenvolve sua família com seu exemplo, supre suas necessidades com honestidade, que atua com ética pois faz o que diz e não aquele que fala, mas não faz.

Seja líder de si mesmo!

Faça críticas desde que construtivas, desenvolva a capacidade de criticar com cordialidade, mas muito mais importante do que saber fazer críticas é saber recebê-las com atenção e ter a capacidade de refletir posicionamentos e desenvolver jogo de cintura para mudar de comportamento quando as situações determinam!

ESSE É O SEGREDO DO VENCEDOR! 
E VOCÊ... 
É SEU PRÓPRIO LÍDER?

Abraço e sucesso!

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...