sábado, 3 de março de 2012

Você entende o Recrutamento? Sabe como funciona?

por Simoni Aquino
Fonte da imagem: internet

O Recrutamento e a Seleção são processos realizados pela área de Recursos Humanos das empresas e são classificados como subsistema e processos, portanto passam por dois tipos de análises:
1. Como um subsistema, analisa-se como uma abordagem interna e restrita das organizações e depende de fatores como:
- gestão organizacional e estratégica, 
- cultura interna, 
- análise SWOT
- análise dos demais subsistemas do RH, 
- análise das demais áreas e divisões da empresa, dentre outros. 
Enfim, um subsistema encarado como fundamental e estratégico (ou deveria ser, mas a valorização da área tratarei em outro artigo), de ordem interna e restrita e que varia de empresa para empresa.

2. Como um processo, ele é  dividido em dois processos - obviamente Recrutamento e Seleção:
Que envolve diretamente os profissionais disponíveis no mercado de trabalho e também quem está empregado e deseja mudar de empresa ou de posição. Podemos entender que é a porta de entrada dos talentos e sua missão é atrair e contratar os bons profissionais do mercado para atuar na empresa.

E HOJE A ABORDAGEM SERÁ SOBRE O "RECRUTAMENTO"!

O processo de Recrutamento é composto por:
*  ABERTURA DA VAGA:
Inicia-se com a tomada de decisão do gestor requisitante informando ao RH através de formulário próprio, habitualmente chamado RP – Requisição de Pessoal a necessidade da abertura da vaga, prazo para contratação e justificativa da necessidade da mão de obra: substituição, aumento de demanda, transferência, desistência ou surgimento de nova posição na área.

* DEFINIÇÃO DO PERFIL DO PROFISSIONAL:
Momento de definir qual o perfil necessário para que o profissional tenha condições de exercer aquela posição disponibilizada pela empresa: conhecimentos práticos e teóricos, qualificação formal necessária, maturidade profissional, competências, habilidades, potencial futuro e requisitos pessoais e comportamentais. Essas informações podem ser obtidas através do Programa de Cargos e Salários onde constam os requisitos "mínimos".

* ENTREVISTA COM O GESTOR REQUISITANTE:
Onde o recrutador poderá obter informações atualizadas acerca da posição e da área.

* RECRUTAMENTO INTERNO OU EXTERNO?:
O RH realizará avaliação se fará a opção em realizar o recrutamento interno para aproveitar a “prata da casa” ou se deseja “sangue novo” do mercado. Essa opção leva em conta vários fatores e depende da cultura organizacional da empresa.

* FORMULAÇÃO DO ANÚNCIO:
Dependerá muito das Políticas de Recursos Humanos das empresas e varia de empresa para empresa, mas o básico que um anúncio deve conter: nome da posição oferecida, quantidade de vagas, breve descrição das responsabilidades, breve descrição das exigências técnicas e conhecimentos exigidos, escolaridade mínima, conhecimentos de informática, localidade da empresa, benefícios e/ou salário, prazo e forma de contato para candidatura.
Muito Importante:
Nome da empresa: Não há obrigatoriedade de divulgar, pois há empresas que optam por manter seu nome em sigilo (futuramente um post tratará somente deste tema).
Salário Oferecido: No artigo "Por que empresas não divulgam salários nos anúncios de vagas", abordei que há empresas que divulgam o salário oferecido, há empresas que informam a faixa salarial, há empresas que não divulgam o salário e solicitam a pretensão salarial e há empresas que informam que o salário é “a combinar” e que essa é uma decisão soberana das empresas. Leia a texto e compreenda.
Idade: De acordo com a Lei Federal nº 9.029 de 13 de abril de 1995 é proibida a discriminação por idade, bem como sexo, origem, raça, cor, estado civil, aparência ou situação familiar. Com relação à idade a exceção são os menores de idade (já que existe a lei específica - Menor Aprendiz).
Experiência: De acordo com a Lei Federal nº 11.644 de 10 de março de 2008, é proibido exigir comprovação de experiência superior a 6 meses.

* FONTES DE DIVULGAÇÃO DOS ANÚNCIOS:
Definição de fontes que serão utilizadas para divulgar o anúncio: 
- divulgação interna para obter recomendação ou indicação de colaboradores; 
- divulgação em escolas e universidades; 
- anúncios em sindicatos e associações de classe, agências de emprego ou recolocação, banco de talentos das empresas; 
- divulgação em sites e grupos de internet;
- utilização de redes profissionais como Via6 ou Linkedin;
- anúncios em jornais, revistas, centros de apoio ao trabalhador;
- e para cargos mais elevados, pode ocorrer a contratação de headhunters.
Essa definição dependerá do nível hierárquico da vaga aberta.

* DEFINIÇÃO DAS TÉCNICAS DE SELEÇÃO:
Definição de quais técnicas e procedimentos serão utilizados na seleção tais como:
- entrevista grupal;
- entrevista individual;
- aplicação de dinâmicas de grupo (avaliar abordagens comportamentais como iniciativa, comunicação, liderança etc.);
- aplicação de testes técnicos (avaliar conhecimentos técnicos e teóricos);
- aplicação de testes práticos (verificação dos conhecimentos técnicos);
- aplicação de testes comportamentais (aplicados por administrador ou tecnólogo para avaliar abordagens comportamentais);
- testes psicológicos (somente podem ser aplicados por psicólogos para avaliar abordagens psicológicas);
- elaboração de redação (para avaliar capacidade de raciocínio e estruturação de ideias, organização e concentração, avaliação do vocabulário e da gramática).

* TRIAGEM DOS CURRÍCULOS:
Essa etapa é ágil e delicada, ocorre em paralelo ao recebimento dos currículos nas diversas fontes utilizadas. Normalmente o recrutador não leva mais que 30 segundos para avaliar o currículo num primeiro momento, por isso o currículo deve ser bem elaborado, com layout agradável e contendo palavras-chave acerca do conhecimento técnico do profissional, para que o recrutador encontre o que procura e resolva avaliar mais detalhadamente este currículo.

JULGAMENTOS
Como podemos observar, o recrutamento é um processo minucioso, delicado e extremamente importante, pois é nele que ocorrerá a atração dos interessados à oportunidade e também ocorrerá o planejamento da seleção. Vemos muitas críticas serem feitas aos profissionais de RH e às empresas em relação os processos de Recrutamento & Seleção nas redes profissionais na internet, mas percebemos que os que criticam realizam essas críticas sem nenhum embasamento, pois não conhecem o RH internamente e criticam baseados apenas nas sua impressões pessoais nas participações em processos de seleção, ou seja, na subjetividade, ou no “achismo”.
Críticas são sempre bem-vindas e necessárias para aprimoramento, mas devemos ter em mente que as críticas devem ser feitas cordialmente e fundamentos concretos, para não se tornarem vazias e prejudicarem a sua imagem no mercado de trabalho, especialmente quem participa de debates em redes sociais como o LinkedIn.

ENTENDIMENTO
Hoje tivemos a oportunidade de conhecer e entender que o processo de Recrutamento não é um processo simples, é cheio de etapas e a contratação do profissional ideal deve cumprir o prazo estabelecido pelo gestor requisitante, portanto podemos compreender que não há interesse algum do RH em prejudicar o candidato no mercado de trabalho, já que ele pode ser o “talento ideal” que a empresa procura.

NO ARTIGO DE AMANHÃ, A ABORDAGEM SERÁ SOBRE "SELEÇÃO"!
NÃO PERCA!


Abraço e até lá!

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Adorei suas informações estou querendo entrar para esta área por isso procurei informações. obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!
      Obrigada pela visita, pelo comentário e pelas palavras.

      Você vai gostar muito dessa área, mas pense bem para ver se tem vocação, pois não é uma área fácil e simples de se atuar. E estude!
      Estude muito e faculdade para ingressar na área.

      Continue acompanhando o blog, pois todos os dias terá um artigo novo postado.

      Boa Sorte e muito sucesso em sua escolha!
      Abraço,
      Simoni Aquino

      Excluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...