sexta-feira, 11 de maio de 2012

Grupo de Estudos ABRH - Novas Tecnologias de Convivência

por Simoni Aquino

Ontem, na SINAPSI LIVRE, um espaço muito agradável cedido pela Silene Formolaro, foi realizado o terceiro encontro do Grupo de Estudos Novas Tecnologias de Convivência.

Houve a  apresentação do tema Tecnologia da Participação que foi realizada por mim e por Andrea Frangakis, desenvolvida por nós e também pela Adriana Bortolin, que por motivo de força maior, infelizmente não pode participar da apresentação, mas que se fez presente nos proporcionando um ótimo coffee break.

O encontro foi aberto por Claudia e Lena nos envolvendo numa Dança Circular e em seguida, nossa apresentação foi conduzida pela Andrea com a facilitação de uma dinâmica tendo como base a Ginástica Laboral, envolvida a um aroma de incenso e músicas envolventes.

Após, iniciamos a leitura do Case e a proposta do trabalho a ser desenvolvido tomando como base a Tecnologia da Participação. O case levantado pela Andrea foi uma abordagem maravilhosa, já que havia a possibilidade da aplicação da TOP e envolvimento dos presentes e vivenciando a proposta do case,  bem como da interação e da vivência do grupo foi uma experiência inigualável.

Como não existe nenhuma bibliografia traduzida para a língua portuguesa sobre a Metodologia TOP, como é conhecida a Tecnologia da Participação, para meu inglês básico, foi muito difícil de compreender essa técnica, não a teoria e sim a sua aplicabilidade em um grupo.

A dinâmica proposta atingiu os objetivos da Tecnologia da Participação, o case envolveu a todos que realmente pareciam que estavam reunidos para resolver um problema existente. Para termos ideia da proporção da interação, a Luzia até na hora do coffee ainda incorporava o papel de líder religiosa e buscava alternativas para o solucionamento do problema.

Foi delicioso ver o envolvimento e a seriedade do grupo como um todo, além do mais, a clareza da importância e aplicabilidade dessa tecnologia num grupo e a troca de impressões no final, foi enriquecedora!

Em pé: Andrea, Adriana, Debora, Claudia, Luzia, Lena, Lúcia e Lorena. Agachada: Simoni

Agradeço a oportunidade de fazer parte da ABRH e ter a possibilidade de vivenciar experiências incríveis. Agradeço em especial à Adriana e à Andrea pela oportunidade de vivenciar essa equipe, fica minha homenagem à vocês! 

Ficaremos na expectativa da próxima apresentação e desejo antecipadamente muito sucesso! Até lá!

Os encontros de RH Estratégico, bem como de Novas Tecnologias de Convivência II são eventos que acontecem no Espaço Sinapsi Livre 
Rua Julio Conceição, 255 - Vila Mathias - Santos -SP.
Cadastre-se no site www.sinapsilivre.com.br ou entre em contato (13) 3877-0255 ou contato@sinapsilivre.com.br e receba a programação do Espaço Sinapsi Livre!

Obs.: O Espaço Sinapsi não tem responsabilidade alguma sobre os eventos da ABRH - Baixada Santista.

Este texto é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...