quarta-feira, 6 de junho de 2012

O talento como fator preponderante entre concorrentes no mercado de trabalho

por Simoni Aquino
Fonte da imagem: Internet

Desde quando iniciei o blog, venho abordando a necessidade de buscar diferenciais no mercado de trabalho, da importância da humildade em reconhecer que nem sempre somos a última bolachinha do pacote como por vezes nos consideramos e que não reconhecemos que existe uma concorrência igualmente ou melhor preparada que nós.

Embora a maioria dos profissionais não compreenda ou não tenha interesse em compreender como é o processo de seleção por competências, quem é profissional de RH sabe que as reprovações ocorrem justamente por falhas na comprovação ou no desenvolvimento das competências, especialmente as sociais e comportamentais.
Muitos profissionais reclamam do mercado de trabalho e não buscam autoavaliar-se e olhar com senso crítico para reconhecer que são reprovados por que apesar de excelentes técnicos, são por vezes falhos em competências básicas e absolutamente essenciais, tais como: iniciativa, criatividade, visão sistêmica, maturidade, compreensão de textos, cumprimento de orientações ou ordens dentre outras.

Mas hoje, especificamente abordarei a importância do talento como competência determinante para conquistar sucesso na busca por recolocação. E ao abordar "talento", logo lembrei do Renato Russo: cantor, compositor e líder da Legião Urbana.
Fonte da imagem: Internet
Mas por quê?
Ele é a maior prova de que talento, faz toda a diferença na vida profissional! 

Não entrarei no mérito de sua vida pessoal, tampouco de suas opções na vida privada. Não é esta a minha intenção e nem me considero "alguém" que tenha qualquer direito a promover algum julgamento de valor a respeito de sua  conduta pessoal, amorosa ou social.

Quero abordar unicamente sua trajetória profissional, seu talento para a música era e continua sendo impressionante. Seu ofício era ser compositor e cantor, igual a tantos outros profissionais que vemos por ai...mas ele simplesmente faz diferença (até depois de seu falecimento) e influenciou toda uma geração de jovens nas décadas de 80 e 90. 
Sua música é atemporal e ainda hoje quando ouvimos suas canções nos parece que elas acabaram de ser compostas, fato que nem todos os profissionais de seu segmento e época fizeram, enfim seu diferencial é o talento!

Temos outros bons exemplos, talvez os mais interessantes sejam os esportistas. Esportistas existem milhares, mas poucos são os realmente talentosos e que conquistaram marcar seu nome na história do esporte: Garincha, Pelé, Guga, Oscar Schimidt, Magic Paula, Hortência, Ayrton Senna, Cesar Cielo, Vanderlei Cordeiro de Lima, Clodoaldo Silva e Terezinha de Jesus.

Devemos ter cuidado para não cair na armadilha de nos sentirmos mais do que realmente somos, o equilíbrio em nossa autoavaliação é justamente conhecermos nossas limitações e trabalharmos de forma que nossas qualidades minimizem os efeitos de nossas limitações...quanto mais nos colocamos à prova, mais buscaremos excelência e nosso talento ficará evidenciado.

Na era em que nos encontramos, a Era da Informação ou do Conhecimento, o talento é cada vez mais valorizado nas organizações e a tendência é que cada vez mais, os talentosos tenham mais sucesso no mercado de trabalho

O que quero dizer com isso?
Quero dizer que não basta sermos profissionais, sabermos bem nosso ofício com suas técnicas e normatizações, não basta termos formação acadêmica...se não tivermos talento, não nos destacaremos de nossa concorrência e nossas chances vão sendo diminuídas ao longo do tempo, se não buscarmos excelência em tudo o que nos dispusermos a fazer.

Talento + Dedicação = Excelência.
Excelência = SUCESSO. 

Este texto é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Oi Simoni,

    Ótimo seu artigo lendo ele agora vi que realmente o talento faz a diferença, percebi que ainda tenho que trabalhar muita coisa pra melhorar meu crescimento profissional obrigado por dividir sua visão sobre assuntos de grande importância com as pessoas que frequentam o seu blog continue assim sempre agradeço abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago!
      Inicialmente quero agradecer-lhe pela confiança a respeito de meu trabalho no Blog. A ideia com os artigos é essa mesmo: trazer uma opinião isenta e imparcial a respeito de alguns assuntos ou fatores que nem sempre nos damos conta a respeito de sucesso profissional e mercado de trabalho atual.

      A partir do momento que nos autoavaliamos e temos humildade suficiente para encarar que sempre temos algo a aprimorar, nos damos conta do quanto ainda podemos crescer e podemos nos tornar seres humanos e profissionais ainda melhores.

      O reconhecimento de suas limitações só o farão um alguém ainda melhor e a caminho do sonhado sucesso profissional. Que virá, é questão de tempo, você merece!

      Grande abraço e sucesso!
      Simoni Aquino
      www.alemdorh.blogspot.com

      Excluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...