quarta-feira, 11 de julho de 2012

Você sabe qual o seu valor e seu custo no mercado de trabalho?

por Simoni Aquino
Fonte da imagem: Blog estudart.blogspot.com.br

Nos próximos artigos, falarei sobre o Paradigma da Pretensão Salarial, mas antes de abordar essa questão gostaria neste artigo de tratar especificamente de alguns conceitos.

Vamos analisar de forma muito fria?
Tudo na vida tem um preço, um custo e um valor!

Essas três palavras são muito semelhantes no seu significado e na sua representatividade, mas não são iguais e vamos à conceituação:

PREÇO: é um quantitativo definido numericamente. É o que o comprador ou contratante paga. Ele se equilibra entre o quanto o produto custa (para quem vende) e o quanto vale (para quem compra).

CUSTO:  é um quantitativo não definido numericamente, pois trata-se de quanto de recursos são aplicados para que ele seja disponibilizado ao mercado. É um tipo de grandeza que pode ser medida.

VALOR:  é o que o comprador ou contratante percebe. É o quanto ele acha que vale um produto ou serviço e o que determina o quanto ele está disposto a pagar por aquele benefício. É extremamente subjetivo, variável de pessoa para pessoa e por isso difícil de prever.

Vamos a um exemplo bem prático e parte de nosso cotidiano: 
Um delicioso frango assado! 
Uma refeição que tem um preço, um custo e um valor.

Seu preço: se for consumido em restaurante, ele será representado numericamente no Brasil em reais, que o pagará juntamente com o serviço prestado pelo estabelecimento. Se for consumido em casa, ele será representado numericamente em reais pela sua compra em supermercado ou avícola, mais os temperos e o gás que serão utilizados em sua preparação.

Seu custo: seja no restaurante ou em casa, o custo será representado pelo esforço despendido pelo indivíduo para ganhar o dinheiro que será utilizado para pagar o seu preço.

Seu valor: é definido pela representatividade que aquele frango tem em nossa vida. Ou seja, pelo seu desejo, sua vontade, sua necessidade,  sua visão, seu olfato, sua vontade de agradar alguém, sua fome ou a vontade de um familiar. 

O que quero dizer com o exemplo do Frango Assado, em relação ao mercado de trabalho?

Que todos os profissionais tem o seu valor, que é um valor individual, que especificamente ninguém pode defini-lo, estabelecê-lo, mensurá-lo para você.
Cada um deve estabelecer seu valor. Trata-se de um conceito.

Esse valor é individual e irá depender de seu preço e de seu custo, portanto, o preço e o custo podem ser estabelecidos por quelquer um, inclusive por você, mas o valor somente poderá ser definido por você.

Portanto, quando você estabelecer um valor para si no mercado de trabalho, pesquise o mercado, sua profissão, sua trajetória profissional, seu custo e estabeleça uma faixa salarial como pretensão, para que o seu valor esteja dentro desta faixa salarial e ao ser questionado por sua pretensão, não tenha medo em se valorizar e o ofereça ao mercado.

Não perca dia 12 de julho o artigo que trata especificamente sobre o "Paradigma da Pretensão Salarial"!

Este texto é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

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Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

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