domingo, 14 de outubro de 2012

Outplacement. Você compreende?

Fonte da imagem: internet
por Simoni Aquino

No artigo anterior,  foi abordado sobre "consultorias" que cobram de candidatos para participar de processos de seleção e para que não haja confusões, hoje abordarei um trabalho sério que não deve ser confundido com outros processos de apoio à recolocação de profissionais.

O Ouplacement é um termo ainda incompreendido por muitos profissionais (até mesmo por quem é da área de RH e que deveria saber) e que geram dúvidas e controvérsias sobre o papel desempenhado por esses profissionais e sobre a abrangência de sua atuação.

O outplacement não é relativamente novo, foi criado na década de 60 nos EUA e teve como objetivo ser uma ferramenta na Gestão de RH de empresas dos segmentos aeroespacial e eletroeletrônico visando auxiliar cientistas e engenheiros em busca de recolocação no mercado de trabalho, que foram demitidos devido à crise vivida pelos segmentos nessa época. Essa ferramenta chegou ao Brasil nos anos 80, em 1990 as primeiras consultorias especializadas se instalaram por aqui e hoje o processo é utilizado por grandes empresas.

SIGNIFICADO
Outplacement significa “saída e recolocação”, ou seja, são os serviços de orientação e apoio especializado para que executivos demitidos possam encontrar recolocação no mercado de trabalho.   
De acordo com a AOCFI (Association of Outplacement Consultancy Firms International), que é a associação que regula internacionalmente essa atividade, o Outplacement é um processo que estrutura as bases profissionais, com o objetivo de auxiliar o profissional a compreender sua dispensa de forma humanizada e a vislumbrar o mercado de trabalho de modo consciente, racional e organizado para que possa conquistar sua recolocação em curto espaço de tempo e com mínimo impacto negativo. 

MODALIDADES 
Outplacement individual O processo tem como objetivo oferecer suporte ao executivo que será desligado e normalmente o processo se estende até que o profissional consiga recolocação no mercado de trabalho.
Outplacement em grupo Essa modalidade ocorre em casos de demissões que abrangem um número maior de profissionais, que ocorrem quando das aquisições, fusões e processos de reestruturação organizacional. É a alternativa mais comum quando as demissões envolvem profissionais de posições gerenciais.

INÍCIO DO PROCESSO
O processo inicia-se antes mesmo do executivo tomar conhecimento da sua dispensa. O alto escalão decide pelo desligamento do executivo e comunica a decisão para o RH, que fará a intermediação entre a empresa e a consultoria especializada em outplacement, elaborando o planejamento das ações que serão realizadas durante o processo.

Antes que os desavisados reclamem das demissões, informo que não entrarei no mérito da decisão do desligamento dos profissionais de forma geral, não cabe nem a mim e nem a ninguém julgar as empresas, pois elas são soberanas em suas decisões e sabemos que existem centenas de motivos que as levam a demitirem seus colaboradores. 
Ainda hoje vemos, absurdamente profissionais reclamando da "injustiça" dos desligamentos, como se as empresas não pudessem decidir pelo futuro organizacional que melhor lhes convêm. Absurdo é o profissional em pleno século XXI ainda considerar que demissões são injustas, de não ter o mínimo de senso crítico em reconhecer que os contratos de trabalho são uma via de mão dupla e que podem ser rescindidos a qualquer momento, aliás esta é uma abordagem realizada do ponto de vista legal, basta consultar a CLT.

COMUNICAÇÃO DO DESLIGAMENTO 
O desligamento é realizado com a máxima transparência, sem omitir informações sobre o motivo real da dispensa e após a comunicação dá-se início ao trabalho efetivo de outplacement. O profissional especialista em outplacement irá orientar, assessorar e preparar o executivo demitido na redefinição de sua trajetória profissional seja na busca por outro emprego, atuação como consultor, opção pela abertura de negócio próprio – ou até mesmo da aposentadoria se for o caso.

BENEFÍCIOS
Quando a empresa opta pelo Outplacement, é sinal de respeito e dignidade. É saudável para ambos os envolvidos: organização e profissional demitido.

Empresa - Contribui para consolidar uma imagem positiva da empresa, pois demonstra o reconhecimento do trabalho executado pelo profissional egresso e também por que atua de forma socialmente responsável e em sintonia com as novas demandas do mundo atual. Além do mais, favorece a qualidade do clima organizacional para os colaboradores que permanecem na empresa, pois enxergam a preocupação da empresa com o profissional que está sendo desligado. 
Executivo dispensado - Representa um essencial diferencial competitivo frente à seus concorrentes no mercado de trabalho, já que minimiza os impactos negativos do seu desligamento, pois demonstra que, mesmo não necessitando mais dos serviços do executivo, a empresa o valoriza, o apoia no planejmaneto de sua carreira e oferece uma validação à sua contratação em outra empresa (ou projeto que optar conduzir).

O PROCESSO
O Outplacement não é simplesmente contribuir na recolocação, a atuação do processo é mais abrangente:

* Comunicação do desligamento do profissional;
* Auxílio na elaboração do currículo e da formatação do perfil em redes profissionais como Linkedin;
* Divulgação do perfil do profissional em consultorias de recrutamento e seleção e em empresas de headhunting;
* Apresentação do perfil do profissional a executivos de empresas com poder de decisão;
* Orientação no balanço da carreira, realinhando objetivos pessoais e profissionais;
* Desenvolvimento de networking e como cuidar desta rede;
* Orientação em técnicas de marketing pessoal e de negociação;
* Incentivo na busca de aprimoramento e desenvolvimento contínuo do profissional. 

ALVO
Não se iluda: Os alvos do processo de Outplacement são os executivos de alto escalão, embora existam algumas empresas que também oferecem esse apoio aos profissionais de média gerência, mas esses casos são mais raros.

Outra coisa: 
Se você já está desempregado e batalhando no mercado de trabalho, não acredite que deva contratar serviços de Outplacement ou ser "alvo" deste tipo de serviço, mesmo que seja executivo. Lembre-se esse é um processo de apoio, pela empresa que o executivo será desligado! 

CUIDADO
Muita atenção com as consultorias que oferecem serviços de Outplacement aos profissionais disponíveis! Como abordado no texto, esses serviços são contratados pelas empresas para apoiarem seus “executivos” (e às vezes, médias gerências) no processo de recolocação.

O que ocorre é que, muitas consultorias estão “vendendo” serviços de outplacement aos profissionais disponíveis e esse não é o foco de atuação de um verdadeiro especialista em outplacement. 

Existem muitas pseudo-consultorias e pseudo-profissionais de RH abusando do momento delicado de desemprego dos profissionais e oferecem serviços diversos, deturpando a essência verdadeira do processo. Lembre-se que, o desemprego virou um nicho de mercado e muitos querem lucrar com este delicado momento, portanto “não leve gato por lebre” e esteja muito atento. Não se desespere, pois ser racional é o mais importante em fase de desemprego.

Não perca os próximos artigos, abordarei Headhunting, Mentoring, Couseling, Coaching e Holomentoring.

Este texto é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...