quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Você já caiu em golpe do emprego? Parte 1

por Simoni Aquino

Fonte da imagem: Google images
O tempo passa, as tecnologias se aprimoram, a comunicação se torna cada vez mais massificada e os profissionais em busca de recolocação continuam caindo em golpes de emprego.
Hoje iniciarei uma série de artigos falando sobre os tão conhecidos e famigerados "Golpes do Emprego", que muita gente ainda cai.

E sabe por que existem golpistas? 
Porque existe quem os alimenta, caindo nos golpes!

Na minha opinião, não há motivo que justifique que se caia em golpes do emprego hoje em dia. O brasileiro sempre foi muito criativo e há décadas os golpes acontecem, pode mudar o modus operandi e os golpes de emprego vão se adaptando ao mundo virtual e ao mundo presencial. A mídia escrita, falada e a digital vem noticiando de tempos em tempos esses golpes, ou seja, falta de informação não é, ou não deveria ser.

Mas, esqueci que uma grande parte do brasileiro não gosta de assistir aos telejornais, não gosta de ler notícias e não gosta de se informar sobre as atualidades que estão ocorrendo em seu município, estado e país.
Assim fica fácil para os golpistas, não é?

Quem não busca informação, permanece ignorante (o adjetivo ignorante não é uma ofensa, significa que a pessoa desconhece a existência de algo; que não está a par de alguma coisa) e dessa forma, está mais propenso a cair nos inúmeros golpes que existem por ai. 

Existem quadrilhas especializadas em golpes do emprego, que se valem da fragilidade do desempregado, da vulnerabilidade de uma pessoa em desespero por sua recolocação, usando artifícios para convencer o candidato a pagar por algo ou para comprar algo para acessar a vaga ou ser contratado.
Não caia nessa!!!

As quadrilhas são sofisticadas e montam falsas agências de emprego, falsas escolas de cursos profissionalizantes e falsas consultorias de RH para aplicar esses golpes.

Seus integrantes são pessoas muito articuladas, que se expressam bem, que tem um grande poder de persuasão para convencerem os candidatos. Se passam por profissionais de RH, por selecionadores, por psicólogos para dar um ar de que realmente a coisa é séria. Procedem com todo o processo seletivo como se fosse um processo real, entrevistam os candidatos, aplicam testes, redações e dinâmicas de grupo e chegam até a passar informações detalhadas da vaga que na realidade, NÃO EXISTE!

Essa tática é utilizada para "encher os olhos" do candidato contendo um salário atrativo e excelentes benefícios, tudo muito bem calculado justamente para mexer com o psicológico do candidato, para criar a ilusão de que o processo é sério e que vale a pena fazer qualquer coisa, qualquer sacrifício para conquistar a vaga, que nunca existiu.

Criada a ilusão de que o processo é real, que a vaga é excelente e que esse pode ser o emprego que vai lhe tirar da fila do desemprego, vem o resultado do processo seletivo: claro que a resposta é positiva, o candidato foi aprovado!!!!

Bora comemorar???
Obviamente que não!!!

Após o candidato ser comunicado sobre sua aprovação e ai vem a variedade dos golpes e onde entra a necessidade de todo o senso crítico do candidato, pois o "falso selecionador" pode lhe apresentar algumas dessas situações:

1. Você foi aprovado, no entanto a empresa contratante exige um determinado curso (que obviamente o candidato não tem) e que para você ser contratado, você deve adquirir o curso.
Alerta: Nenhuma empresa idônea exige um curso que o candidato aprovado não possui. Isso é analisado na triagem do currículo ou na entrevista e nesse caso, uma empresa séria que realmente necessite que o candidato tenha determinada qualificação irá buscar um candidato que já a possua e não que ainda irá se qualificar.

2. Você foi aprovado, no entanto para ser contratado precisará assinar um contrato de prestação de serviços onde o candidato é obrigado a pagar xx% do valor do salário oferecido pela empresa contratante a título de intermediação e aprovação do candidato no processo seletivo.
Alerta: Essa situação deve ser informada ao candidato antes do início da seleção e fica a critério do candidato optar por aceitar ou não. Meu conselho: nunca aceite essa situação de risco, não se coloque em uma situação onde não há a garantia de que a vaga é real. 

3. Você foi aprovado, no entanto, para ser contratado precisará assinar um contrato de prestação de serviços onde o candidato é obrigado a pagar xx% do valor dos 3 (três) primeiros salários pagos pela empresa contratante a título de encaminhamento e aprovação do candidato no processo seletivo.
Alerta: Alerta semelhante ao item acima, nunca se coloque em risco, pois nunca há a garantia de que a vaga realmente existe.

Caros leitores, EMPREGO NÃO SE COMPRA E NEM SE VENDE, portanto você profissional disponível não deve PAGAR NADA por um trabalho!

A Fundação Procon-SP informa que denúncias de golpe do falso emprego subiram 270% entre 2014 e 2016 e alerta que nenhuma consultoria ou agência garante efetivamente um emprego para o candidato. Por isso, é preciso ficar atento para os cuidados na contratação desses serviços.

Entenda de uma vez por todas:
NENHUMA EMPRESA REALMENTE IDÔNEA COBRA O QUE QUER QUE SEJA PARA VOCÊ SER ENTREVISTADO OU CONTRATADO!

Depois de amanhã, dia 07/01 abordarei outros golpes de emprego existentes por ai.
Não perca!

Por hoje é só, abraço e até amanhã!

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Nossa! Excelentes dicas Simoni, conheci você agora procurando um blog sobre RH (sou uma profissional de RH em formação) e conhecimento nunca é demais!
    Estarei sempre atenta a seu blog. Por favor, não pare de escrever! Rsrs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Natalha!
    Fico muito feliz que tenha gostado do blog Além do RH, seja sempre muito bem vinda, viu?

    Pode deixar que não vou mais parar de escrever,tá? ;)

    Ah, aproveita e acompanha o Além do RH lá no YouTube, tenho certeza que você irá gostar.

    Grande abraço,
    Simoni Aquino

    ResponderExcluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...