quinta-feira, 15 de março de 2018

E quando solicitarem referências, o que faço?

por Simoni Aquino

Essa é uma pergunta recorrente a quem procura o Além do RH, há alguns anos eu escrevi um texto bem bacana sobre esse tema, clique aqui. Essa é uma pergunta a quem trabalha com recolocação e hoje vou procurar explicar novamente a importância de se ter referências positivas de antigos empregadores.

Existe uma teoria que diz que "contrata-se pelo currículo, pela experiência e demite-se pelo comportamento", ou seja, a conduta do profissional no cotidiano é determinante para a decisão da empresa em demitir o colaborador, porque hoje em dia em tempos de mercado de trabalho competitivo e baseado no alcance dos resultados, o comportamento do profissional é essencial.

Respeitar hierarquia, respeito às normas e procedimentos da empresa, obediência ao código de ética organizacional, saber trabalhar em equipe e lidar com os colegas de trabalho é fundamental para que a empresa avalie o colaborador positivamente.

Não entrarei no mérito das injustiças que inevitavelmente acontecem no mundo corporativo e nem na questão das lideranças inadequadas, mas hoje é essencial que o colaborador tenha uma conduta exemplar, pois ao sair da empresa e volar ao mercado de trabalho, tenha referências positivas. 

A pesquisa de referências é uma praxe muito utilizada nos processos seletivos e do ponto de vista do selecionador deve ser analisada com critério e parcimônia, pois ao levar em consideração uma análise como essa de forma isolada, pode haver injustiças caso a empresa não tenha fornecido referências positivas. Essa análise deve estar dentro de um contexto de análises de todo o processo seletivo. Da mesma forma que, existem empresas que para não se comprometer fornecem referências positivas, mas vagas, o que se torna apenas mais um procedimento pro forma dentro do processo seletivo.

Mas na dúvida, é sempre positivo que as referências sejam positivas pois não sabemos qual o peso terá no processo de seleção e da mesma forma, não sabemos qual será a conduta de seu antigo empregador.

Portanto, assim que der inicio ao seu processo de abordagem ao mercado de trabalho em busca de recolocação procure seus ex-empregadores e combine previamente que necessitará de referências e que conta com informações positivas a seu respeito. Mas não seja cínico, só tome essa atitude se você tinha um bom relacionamento com seu ex-empregador e que tenha saído da empresa de portas abertas. Caso contrário, o tiro poderá sair pela culatra.

De posse de um combinado prévio, quando participar de uma seleção e precisar informar os profissionais para referência, forneça o contato e em seguida contate essa pessoa, informando que está participando de um processo na empresa XYZ e que conta com suas referências positivas.
Referências positivas faz parte do networking e do marketing pessoal, que isso fique bem claro!

Mas e se você não tiver referências positivas? Ocorreu algum problema e você infelizmente não saiu de portas abertas? Quem nunca, não é?
Procure outros colegas de área, de preferência de um nível hierárquico acima do seu (e que você tenha relações positivas de coleguismo ou amizade) para lhe conceder essas referências. Mas em hipótese alguma fique sem referências, chegar numa empresa e deixar esse campo em branco é um forte indicativo que você tem algo a esconder e isso é um bandeira tremenda. E abre uma brecha danada para que o selecionador recorra a outros mecanismos para investigar a seu respeito, ok?

Por hoje é só, espero ter ajudado com esse texto a esclarecer essa dúvida.

Abraço e até a próxima postagem!

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...