quarta-feira, 7 de março de 2018

Entregou documentos e fez exame admissional? Você NÃO está contratado!

por Simoni Aquino

O artigo mais lido do Blog Além do RH é o Quanto tempo demora um processo de seleção?, desde 2012 esse texto é imbatível, recorde de leitura diária.
E uma das perguntas que mais me fazem é: 

- "Simoni, entreguei as cópias de meus documentos, fiz o exame admissional e me pediram para aguardar um contato telefônico, mas já faz xx dias e até agora nada". 
Alguns até dizem: 
- "Simoni, deixei de ir participar de outros processos seletivos em outras empresas por causa dessa situação".

Caro leitor, o que fazer nessa situação?

Saiba que, enquanto não houver assinatura do contrato de trabalho não há vínculo empregatício. É duro, é cruel... mas essa é a realidade!

Portanto em ambas situações, JAMAIS deixe de participar de outros processos seletivos. Pois muitas coisas ainda podem acontecer nos bastidores da empresa depois da entrega dos documentos e do exame admissional, para que a contratação seja vetada, ou para que a vaga seja cancelada.

Existem algumas práticas adotadas por muitas empresas que, embora possam ser consideradas antiéticas ou até mesmo ser ilegais e que as empresas realizam independente de qualquer coisa, uma vez que é um prática interna e que o candidato nunca terá uma prova de sua reprovação ter sido ocasionada por algumas dessas práticas. 

Contratações podem ser vetadas pelos seguintes motivos:
  • Consulta a antecedentes criminais
  • Consulta a pendências/demandas judiciais: especialmente se for em esfera cível (especificamente Lei Maria da Penha), criminal ou trabalhista
  • Consulta a restrições de crédito: o famoso "nome sujo"
  • Ter parentes na mesma empresa
  • Reprovação no exame médico admissional: e acredite, isso é mais comum do que você imagina e a maioria das empresas opta por manter sob sigilo o resultado do exame e reprovar o candidato.
Não entrarei no mérito do certo e errado em relação aos motivos acima, o que pretendo mostrar é que essas situações são possíveis de acontecer e com isso a contratação acabar não acontecendo.

Além dos motivos acima, as contratações podem ser canceladas pelos seguintes motivos:
  • Cancelamento da vaga: a empresa pode ter decidido por alguma movimentação interna ou ter decidido cancelar o posto de trabalho.
  • Opção por alguma indicação: infelizmente existe essa possibilidade, a empresa ter recebido alguma indicação e ter optado pela contratação desse indicado.
Por tudo o que expliquei acima, mesmo você tendo entregue os documentos e feito o exame médico admissional não há garantias de que houve a contratação, portanto não perca oportunidades no mercado de trabalho.

Entregou os documentos admissionais e fez exame médico, mas a empresa ainda não agendou a contratação?
Entregou os documentos admissionais e fez exame médico, mas a empresa está demorando mais de uma semana para passar a data do seu início na empresa?

Nesse ínterim, você foi convidado por outras empresas para participar de processos seletivos? Não pense duas vezes, participe!
Não perca oportunidades, lembre-se sem o contrato de trabalho assinado, não houve a contratação, portanto não há vínculo empregatício, ok?

Abraço e até a próxima postagem!

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...