sábado, 17 de março de 2018

Por que você deve ser o escolhido para a vaga?

por Simoni Aquino

Essa é uma das perguntas mais feitas numa entrevista de seleção e muitos consideram essa uma questão banal. E de banal essa pergunta não tem nada!

Essa pergunta é estratégica, pois o selecionador tem como objetivo:
  • avaliar como o candidato se comporta frente a um questionamento capcioso;
  • verificar como o candidato se autoavalia, sua autoconfiança e sua capacidade de persuasão;
  • verificar a conduta ética do candidato frente aos demais concorrentes.

A entrevista é o momento do candidato "mostrar a que veio" a "vender seu peixe" e demonstrar como sua contratação poderá agregar ao time e o quanto a opção por você poderá contribuir para a empresa e ser um diferencial.

A pergunta pode ser explícita, mas para quem acha essa questão uma banalidade, do ponto de vista do selecionador ele passa o processo seletivo todo analisando minuciosamente cada candidato com uma pergunta na cabeça: qual o candidato mais adequado e que devo escolher para a vaga em questão?

Mas por que o selecionador fica com esse questionamento na cabeça? Simplesmente porque existem vários candidatos para uma mesma vaga e somente um pode ser aprovado. E no mundo corporativo concorrido de hoje, não há espaço para erros em seleções uma vez que a contratação e a demissão de um empregado é muito oneroso para a empresa.

Portanto, ao participar de um processo seletivo tenha em mente que se espera que o candidato traga resultados efetivos, que seja um bom gestor do tempo, que otimize recursos e faça mais com menos. Você pode usar esses argumentos para exaltar suas qualidades ao responder essa tão temida e criticada pergunta.

Saiba o que o diferencia de seus concorrentes e utilize esses pontos a seu favor.

Por hoje é só.
Abraço e até a próxima postagem!

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...